84Foto: NY – EUA. 2017. Autoria própria.

Se você pretende viajar para os EUA precisa se lembrar que além do passaporte também é necessário ter o visto americano. E esse detalhe importante causa preocupação para muita gente. Para auxiliar nesse aspecto resolvi utilizar esse espaço para falar sobre o assunto. O conteúdo foi divido em quatro partes: parte 1: passo a passo sobre procedimentos necessários; parte 2: dicas importantes; parte 3: perguntas comuns na entrevista; parte 4: a minha experiência ao tirar o visto americano de turismo.

Muitas pessoas iniciam o processo contratando uma assessoria para obter orientações, preenchimento do formulário e agendamento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – CASV e na Embaixada ou Consulado. Dessa forma, é preciso apenas apresentar as informações necessárias à Empresa e ir para o CASV e Embaixada ou Consulado nos dias que foram agendados. Em linhas gerais, nesse caso a pessoa que está solicitando o visto terá menos trabalho, por outro lado terá que desembolsar uma grana a mais para pagar esse serviço.

Se você optou por realizar esse procedimento sem contratar algum tipo de assessoria, poderá acessar diretamente o site abaixo indicado e responder o formulário DS 160. Antes de tudo, precisará fazer um cadastro simples e indicar o local em que fará a entrevista. Em Abril/2017 a entrevista podia ser agendada para os Consulados Americanos em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife ou na Embaixada Americana em Brasília.

Preencha todo o formulário DS 160. Trata-se de um formulário extenso. Se preferir, poderá ir respondendo por etapas. Nesse caso, basta ir salvando após o preenchimento de cada página. Quando desejar continuar respondendo é só logar novamente e seguir de onde parou.

Finalizado o preenchimento, revise as suas respostas, em seguida envie o formulário. Anote o número de confirmação. Depois acesse o site abaixo indicado para fazer o pagamento. Agende o dia e horário para comparecimento no CASV e no Consulado ou Embaixada. Lembrando que o agendamento só é disponibilizado após a confirmação do pagamento. Então se você deseja agilidade no processo, o melhor é pagar com o cartão de crédito. O valor a ser pago é o equivalente a 160 dólares. No CASV é tirada a foto e realizada a coleta das digitais. Compareça ao CASV com o passaporte atual, o comprovante de pagamento da taxa, página de confirmação de envio do formulário DS 160 e página de confirmação do agendamento para atendimento presencial no CASV e Entrevista no Consulado. Já para a Entrevista (Consulado ou Embaixada) é importante que além dos documentos citados leve também comprovantes de vínculos com o país.

No próximo post falarei sobre dicas importantes nesse processo. Abraços.

 

Links úteis:

Preenchimento do DS 160: https://ceac.state.gov/genniv/

Pagamento da taxa do visto: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/fee