Foto praia de Iracema

Foto: Autoria própria. Vista da Praia de Iracema. Um dos bairros em que se concentram grande parte dos hotéis da cidade.

Chegou a hora de falar sobre os passeios. Sem dúvida esse é um dos momentos mais aguardados da viagem. Nesse sentido resolvi listar os passeios que fiz e recomendo, são eles: City tour, Cumbuco, Praia das Fontes, Morro Branco, Canoa Quebrada, Lagoinha, Mundaú e Beach Park. Teremos aqui posts específicos sobre esses passeios. Se quiser se inteirar um pouco mais sobre como funciona cada um deles (horários, preços, tempo de viagem, dicas para economizar, etc…) é só continuar acompanhando os posts dessa série.

Se a sua preferência é por praias, além das que serão citadas nessa série, você tem também a opção de ir a Praia do Futuro, a qual está situada na própria cidade de Fortaleza. Além da beleza inerente ao local, há o conforto propiciado pelas barracas e, na maré baixa, observa-se também a formação de piscinas naturais. Vale conferir o boletim de balneabilidade das praias emitido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará – SEMACE para verificar os trechos próprios para banho no período da sua viagem.

 Já tive oportunidade de passar em frente à Praia do Futuro por algumas vezes, mas ainda não fui para aproveitar a praia lá. Em uma das viagens, parte da minha equipe de viagem resolveu ir para a Praia do Futuro e gostaram bastante. Ficaram na barraca Chico do Caranguejo (recomendaram) e utilizaram o táxi para ir do Meirelles até lá (gastando pouco mais de R$ 20,00 a corrida). Existe a opção de utilizar o transporte público (mais em conta), mas eu não recomendaria para quem não conhece a cidade e/ou não estará acompanhado(a) com alguém de lá, que saiba exatamente aonde parar e por onde caminhar com maior segurança, etc… Observando alguns sites de avaliações de viajantes já encontrei diversos relatos de turistas que foram assaltados na Praia do Futuro. Uma situação dessas pode acabar estragando a viagem. Outra dica importante é optar por ficar em espaços com maior movimento de pessoas.

 Para quem vai curtir o banho de mar na Praia do Futuro é importante também estar alerta aos riscos de afogamento. Claro que esse risco é inerente a qualquer praia, mas algumas se destacam um pouco mais nesse aspecto, seja pela existência de valas, fortes correntes de retorno, etc.. Estive lendo diversas informações sobre o assunto, inclusive um trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Federal do Ceará, cujo tema é: Análise dos Principais Riscos Associados ao Banho de Mar na Praia do Futuro, Fortaleza-Ceará. Com base nos estudos notei que algumas características dessa praia realmente favorecem a incidência de afogamentos. Por isso aos que irão desfrutar do banho de mar é importante atentar para as dicas usuais – preferir estar em áreas cobertas por salva vidas, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas antes do banho de mar, prestar muita atenção ás crianças, deixando-as sempre perto de si – no caso daqueles que viajam com crianças, não se distanciar muito da beira da praia (mar a dentro) ainda que saiba nadar, dentre outros.

 Além dos passeios já mencionados estão na minha lista para viagens futuras à Fortaleza os seguintes roteiros: Águas Belas e Jericoacoara. Na viagem que fiz no ano corrente havia incluído a praia de Águas Belas, porém não houve compatibilidade com a Agenda do meu grupo, visto que esse passeio usualmente não é ofertado para todos os dias da semana.

Em uma das viagens havia planejado um dia para ir a Jericoacoara, mas dada à distância (mais de 300 km) resolvi conversar com algumas pessoas de lá de Fortaleza para saber se compensava fazer o passeio bate e volta para Jeri. Após coletar diversas opiniões conclui que um dia seria pouco. Então o melhor mesmo é viajar com mais tempo e ficar um pouco mais lá em Jericoacora.

Se você já foi a algum desses dois lugares e tem algumas dicas para compartilhar com certeza elas serão muito oportunas. Ademais, se tiver sugestões de passeios não citados nesse post, com certeza também serão muito bem vindas aqui. Abraços.